domingo, novembro 6

PAP de Maria e do Menino Jesus em origami


Adoro o Natal e tudo o que se refere a ele: artesanatos, enfeites, comidinhas, músicas, luzes, cartões. Entre tudo de belo o que mais me encanta é o presépio; no entanto, sinto uma certa pena de ver que a verdadeira fonte da data acaba ficando esquecida entre tantos artefatos natalinos. Assim, faço uma humilde contribuição para aqueles que quiserem deixar registrado uma lembrança do verdadeiro sentido dessa comemoração, dobrando Maria com o Menino Jesus. São origamis bem simples, fáceis de dobrar, mas a data deveria remeter à simplicidade...













O Menino Jesus não é dobrado com papel quadrado, nessa foto cortei 1cm de um quadrado de 5x5cm.



Observe que na segunda foto há uma marquinha de dobra, mostrando que puxei um pouco o papel para cima, descolando-o diagonalmente para forma o manto da cabeça, não sei se esse tipo de dobra tem nome.


Desconheço a autoria desses origamis, aprendi quando era criança, na escola. 

Peço que me desculpem pela qualidade das fotos. Foram feitas em 2009 e na época eram apenas para meu arquivo pessoal, não pretendia publicar.


Usei papel 7,5x7,5cm da Diamond Papers para Maria, para o Menino, 3x2cm.

O cartão é o X-cut Card with Frame, feito com papel Pérsico 180 g/m2, usei tecido engomado para o fundo.

O envelope é o Rectangular Envelope de Keiji Kitamura, em colorplus.

Ambos, cartão e envelope, estão no livro Minigami de Gay Merrill Gross. Tenho vários livros de origami, mas esse é um dos meus preferidos, pois une simplicidade e criatividade. Fiz esse cartão sem gastar um tostão, apenas com material que tinha em casa, até o tecido era sobra. 

Aqui tem outros cartões que fiz com idéias desse livro. Aqui tem o party dress e o cartão com bolsos que utilizei para por papéis cortados.

Para quem quiser dobrar a estrelinha da sorte (Lucky Star) aqui tem um vídeo, já aqui, o diagrama.
.


Glitter Photos

Iluminando a cena natalina com carinho e amizade, a Aline já abriu as inscrições para o Natal com Origamigos, será o terceiro! Já participei de todos e adorei!
  • Inscrições: aqui - até 19 de novembro;
  • Sorteio: 20 de novembro;
  • Envio dos presentes: até 02 de dezembro;
  • Presente:A regra básica é que enviemos algum tipo de origami que dê pra colocar na árvore de Natal, ou que sirva de enfeite natalino, mas esses detalhes geralmente a gente discute no espaço "fórum" no site meu amigo secreto, onde podemos postar sobre qualquer coisa." Aline.
Dicas:
  1. Reforce a embalagem em que for por os origamis para evitar aborrecimentos. Nesta postagem a Isa mostra uma maletinha preta que utiliza, acho excelente ideia. Outros materiais também são de grande valia, o importante é que a viagem ocorra sem "desastres";
  2. A regra de ouro Faça aos outros o que quer para você é fundamental; portanto, respeite os prazos de envio, mande algo que você gostaria de receber também; 
  3. Considere que há gastos financeiros envolvidos.


Por falar em carinho e amizade, os origamigos também ensinam a lição do desprendimento. Portanto, em comemoração aos Dias Mundiais do Origami e seguindo os passos do Marcelo Kono, dobrei um tsuru e um marcador de página, deixei-os por aí, para presentear alguém desconhecido. Quem quiser se aventurar e dobrar também, o Marcelo disponibilizou o diagrama, muitas informações e modelos de papéis para dobrar tsurus com kanjis, basta dar um pulinho no Nada é por Acaso.




Outros estão em fase de finalização para "espalhar" pela minha cidade, depois posto as fotos.

Boas dobras!

Com papel, com tecido e com afeto!
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

10 comentários:

Flaviane Koti disse...

Simplicidade, bom gosto e mãos encantadas sempre produzem beleza.
Adorei a simplicidade do cartão e ficou lindo.
Bjs

Origamis da Yayoi disse...

Lindo cartão, adorei o pap, tão simples e tão charmoso.
Realmente fino!
Bjs.,
Lilian

Falk Brito disse...

Ivani, linda a Maria com o menino Jesus. Ainda tenho a minha. Esta bem guardadinha. Tenha uma excelente semana. Beijos.

Angela disse...

Oi Ivani,

Belissimo o cartão, adorei...

Bjs

Casa Corpo e Cia: O jeito mulherzinha de ser. disse...

Que show!
Acho super bacana a técnica do origami.

Beijos e obrigada pela visita ♥

Cristiane Oliveira disse...

Oi Ivani, adorei o PAP.
Obrigada pela visita! Já me inspirei muito nas suas rosas pra chegar até onde cheguei.Rs. Mas a New Kawasaki ainda não saiu.Rs.


Bjs.

Ro Dias disse...

Nossas seus trabalhos são realmente maravilhosossssss!!!!Parabéns
bebelufalufa.blogspot.com

Maru disse...

Hola, me encanto el origami con el paso a paso, te quedo hermoso y elegante.
Besos,
Maru.

Ana Paula disse...

Oi,
Ti vi na Rê, passei pra te fazer uma visita, gostei, e já estou seguindo.
Bjsss

Restless Minds disse...

oi Ivani, descobri seu blog por acaso... amei! Na verdade vou levar este PAP lá para o meu cantinho e partilhar o seu espaço com todos os meus visitantes. Adorei a virgem!
Um abraço,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...