domingo, dezembro 21

Anjo guardião.


O anjo foi criado por Ayako Brodek.

Talvez o fato de os homens serem tão imperfeitos não queira dizer que não tenha havido, e ainda existam, alguns exemplos de sublime bondade. Talvez mais que teoricamente justos, esteticamente sensíveis, politicamente inteligentes, o que nós precisamos mesmo ser é ativamente bons.
José Saramago

sábado, dezembro 13

Open Star para o pajé e Coisas do Brasil II.


Blogagem coletiva - Coisas do Brasil II – organizado por Andréa Motta: http://leioomundoassim.blogspot.com

Como a proposta é que cada blogueiro fale sobre sua cidade, vou afinar meu olhar com a arte local. Maiores informações sobre Pirassununga podem ser obtidas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirassununga e http://pirassununga.zip.net/, lá encontrarão dados sobre universidades, CEPTA-IBAMA, geografia, economia local, personalidades, historia, inclusive fotos.

A semente da Arte está plantada nessa terra, foi e é cultivada e colhida desde os tupis-guaranis, primeiros habitantes, até os atuais pirassununguenses. Com exemplo vejam os textos abaixo.

Dos índios tupis-guaranis temos várias lendas, entre elas:

A origem das estrelas
Conta-se que há muito tempo um velho pajé sentiu que a morte o queria levar para a Terra de Trovão, onde havia muita caça, frutos e formosas índias. No firmamento existiam apenas o sol e a lua...e nenhuma estrela. Durante a lua nova, quando as noites eram escuras como carvão, os índios ficavam amedrontados e tristes, pois a luz não aparecia e não havia nenhum sinal no céu - havia somente o lamento dos índios e dos animais. Foi na época da lua nova que o velho pajé deixou esta terra para ir morar na Terra de Trovão. Porém, como era bondoso para com todos e desejando caminhar por uma estrada cheia de luzes após a morte e dissipar o medo de todos por ocasião da lua nova, o velho pajé, nos seus últimos instantes, numa noite escura, levantou-se de sua rede e se dirigiu a um pântano próximo, onde havia muitos vaga-lumes. Apanhou-os e os atirou um a um para o céu, onde ficaram pregados para sempre, iluminando, com seu cintilar, todas as noites do mundo, sobretudo por ocasião da lua nova. Desde então os homens volvem os seus olhos para o céu, em todas as noites, para contemplar os vaga-lumes do velho pajé de Pirassununga.
(Manuel Pereira de Godoy, Contribuição à História Natural e Geral de Pirassununga; vol. I)

Para ficar com apenas um exemplo dos atuais artistas, transcrevo um poema de Kleber Abreel.

Soneto de passagem

Passa o sonho e com ele vai-se o medo,
Fica a conquista, nasce a confiança.
Passam a noite, o escuro e seus segredos,
Vão-se as sombras, da luz surge a esperança.

A infância passa e passa muito cedo,
Os contos ficam, ficam as lembranças.
Passa a vida, vida que pouco entendo,
Ficam os ideais e a perseverança.

Passa o tempo, caem os preconceitos,
As glórias ficam e os ensinamentos
Persistem a cada dia, a cada vez...

Passam as águas, permanecem os leitos,
Mas nem tudo passa de um só momento:
Ficam vocês em nós, nós em vocês!

(Kleber Abreel, Terra e Corpo)

Podemos, ainda, trazer para esse palco a poetisa Nevinha, o músico Luiz Carlos Pereira Júnior (Thatú Pereira), a atriz Cacilda Becker, o cantor Nenete (Waldemar de Franchesi) e tantos outros artistas anônimos (pintores, músicos, bailarinas, artesãos) que lutam pela cultura e pela arte e podem ser relembrados e vistos em praças públicas, feiras, eventos, conservatório, teatro, escolas, exposições...
....× (¨`·.·´¨)
(¨`·.·´¨)¸.·´Beijos
.`·.¸.·´ Ivani

sábado, dezembro 6

Electra rosa.



Kusudama Electra: criação de David Mitchell.
Anel de compostela: criação de Mette Pederson.
Na kusudama foi utilizado papel de presente 10x10cm.

Adorei dobrar a Electra e o Anel de Compostela, são lindos origamis, no entanto não gostei dos dois no mesmo móbile,  pois acho que um peça tão grande no final o deixa "pesado".
Esconde-esconde

Me escondo
atrás da porta,
atrás do armário,
no fundo do poço,
dentro do espelho,
na curva do rio,
no meio do vento,
dentro de mim.

Roseana Murray

....× (¨`·.·´¨)
(¨`·.·´¨)¸.·´Beijos.`·.¸.·´ Ivani
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...