domingo, março 16

Benefícios do origami.

Parece brincadeira, mas não é. Vale a pena conferir estes depoimentos e artigos.

Em português:

Suzana Costa comenta: "eternamente grata a esta ARTE, capaz de aos poucos me devolver os movimentos das mãos, travadas por uma lesão no nervo mediano (Síndrome do Túnel do Carpo) e tenossinovite de Quervain. "

OS BENEFÍCIOS DO ORIGAMI - Keiko Abe

Glorinha Dettmar escreve:

Os benefícios que o Origami nos traz

Acredito que todo ser humano necessita dar vazão ao seu impulso criativo para se sentir mais harmonioso, auxiliando assim sua caminhada em busca do equilíbrio interior. Encontrei na prática de Origami o canal para minha expressão artística, mesmo sendo em proporções bem modestas.

Rita Foelker coloca:

  • Além de ser uma atividade altamente prazerosa, que é o exercício do poder de transformação da matéria de acordo com a criatividade, o estudo e a dedicação a esta arte proporcionam outros resultados:
    - conhecimentos básicos de geometria e matemática, a partir da observação;
    - o desenvolvimento de capacidades mentais importantes como a organização, a ordem e a - disciplina;

- a criatividade e a possibilidade de ocupar o tempo com um fazer relaxante e meditativo.

O site tem uma lista enorme de artigos sobre este assunto, entre eles:

O que e origami - Bruno Ferraz
Origami como terapia na psiquiatria - Bruno Ferraz
Origami e a arte da meditação - Eridan Passos
A COMUNIDADE SURDA: PERFIL, BARREIRAS E CAMINHOS PROMISSORES NO PROCESSO DE ENSINO-APREND. EM MATEMÁTICA.Janine S. de Oliveira.
Natal de Origami - Lucia Lobato
A representação social do origami, na área da saúde mental, como instrumento terapêutico - Bruno Ferraz
Teatro e Origami - Criando um personagem ou criando um origami? - por Bruno Ferraz

O artigo sobre meditação foi o que me chamou primeiramente a atenção:

(..) Ora, quando eu sento à mesa, cercada pelas folhas coloridas e os diagramas que me desafiam, a minha mente se esvazia completamente. O mundo “lá fora” se imobiliza. Decisões a tomar, obrigações a cumprir, tudo desaparece. Estou inteira, no aqui e agora, no ato de dobrar e dobrar e mais uma vez dobrar(...) - Origami e a arte da meditação - Eridan Passos

Em inglês:

10 Reasons to be involved in Origami

Five Questions about Origami Benefits

Left Brain and Right Brain at Origami Training, 2000

The Folding - A Method of Bilateral Development, 1998

<:-)

3 comentários:

Susana Costa disse...

Ivani,
Estou aqui fazendo uma visita.
Linkei você lá no meu blog.
Pra minha supresa me vi sendo citada em um de seus posts. Me senti honrada!
Um beijo grande!
Paz no coração!
Su

Kátia Mitiko disse...

Ei Ivani, gostei do seu blog. Vou te linkar no meu blog. Aproveite e passe lá para uma visita. http://timikosbymitiko.blogspot.com
Bjs

Denize disse...

O origami pode curar muitos males, portanto é usado em arteterapia.
abraços e boas dobras!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...